03:34 / 18 - 06 - 2018

Junho 2018
« Mai

ESJR: “Uma Escola amiga da criança” – Projeto : Todos a Ler!

escolaamiga_A Escola Secundária José Régio é, fundamentalmente, uma escola vocacionada para o prosseguimento de estudos, uma grande escola com cerca de 1100 alunos, mas que tenta servir toda a comunidade escolar, através das mais diversas valências.

Há três anos,  entrou em funcionamento, na nossa escola, uma Unidade de Autismo,  pelo que aquando da planificação das atividades desenvolvidas pela Biblioteca, em trabalho colaborativo com a Educação Especial,   se pensou implementar um projeto a que demos o nome ”Todos a ler”.  A leitura e todas as literacias associadas ao ato de ler, pelo seu carácter lúdico, fortemente motivador, são valiosos instrumentos promotores de aprendizagens e de variadas competências.  São promovidas atividades lúdicas relacionadas com a leitura e conversas regulares com os alunos sobre os livros que ouvem e leem, procurando-se incentivar a requisição domiciliária de obras que possam ser lidas pelos alunos, em contexto familiar.

O “Todos a Ler!” está a fazer de nós melhores pessoas, melhores profissionais e uma Escola melhor e ainda mais amiga de TODAS as crianças!

Este projeto foi apresentado  à 1ª edição do Concurso “Escola Amiga da Criança”, promovido pela editora Leya e pela CONFAP, tendo sido distinguida com  o selo comprovativo desta condição de “ESCOLA AMIGA DA CRIANÇA”.