Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
02:46 / 21 - 04 - 2019

Arquivos

Calendário

Abril 2019
S T Q Q S S D
« Mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Inauguração da Escola

05-Outubro-2010

Discurso do Director

Exmo. Sr. Secretário de Estado da Educação, Dr. João da Mata
Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Eng. Mário Almeida
Exmo. Sr. Representante da Parque Escolar, Eng. André Lameiras
Exma. Sra. Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas Leça e Baixo Ave, Dra. Maria Manuel
Exma. Sra. Vereadora pela Educação e Vice-presidente da Câmara Municipal de vila do Conde, Dra. Elisa Ferraz
Exma. Sra. Presidente do Conselho Geral, Dra. Rosário Gonçalves
Exmos. Srs. professores, funcionários, alunos e encarregados de educação
Exmos. Srs. Convidados

Permitam-me começar este breve discurso de inauguração por salientar o quão importante é esta coincidência entre o «virar da página» na história da Escola Secundária José Régio e aquele que hoje comemoramos: o do centenário da implantação da República. É com um imenso orgulho que a inauguração das novas instalações desta escola ficará para os anais da nossa história, sempre associada, ainda que simbolicamente, a um momento tão marcante da história do nosso país.

Hoje, 100 anos depois, estamos a comemorar «o momento que assinalou historicamente a implantação da República e que deu voz oficial à revolução desencadeada no dia 3 de Outubro de 1910.»

Hoje, 100 anos depois, é com um misto de orgulho, felicidade e emoção, que a escola Secundária José Régio, envolvida numa das iniciativas associadas àquelas comemorações, pode simbolicamente inaugurar a sua nova face, os seus novos espaços, consequência de uma revolução iniciada há quase dois anos.

Permitam-me salientar as dificuldades e os inúmeros esforços que, durante vários meses, fizeram questão de acompanhar os diferentes actores deste grande palco que é esta escola para a vida, a nossa José Régio.

Lembro os momentos difíceis, vividos quando um qualquer silêncio era caprichosamente povoado pelos sons estridentes de uma qualquer máquina, algures entre um desfilar de umas quantas frases sabiamente incorporadas numa bela estória ou de uma complexa fórmula vinda, porventura, de universos fantásticos.

Foram, sem dúvida, momentos que, dias a fio, puseram à prova a paciência de todos quantos povoaram e povoam este universo! Foram, por outro lado, desafios que, paulatinamente, foram ultrapassados, numa união de esforços de todos para um único interesse comum: o futuro de uma escola presente!

Permitam-me pois que saliente a paciência, entrega e total colaboração de todos quantos, ao longo destes anos de «revolução», contribuíram, em ambientes muitas vezes pouco propícios, para que a «José Régio continuasse a construir o seu ideal :ser um parceiro cada vez mais activo no desenvolvimento e certificação das competências de toda a população deste concelho. Neste momento importante da história da nossa escola, gostava pois de manifestar um profundo agradecimento a todos os membros deta comunidade: alunos, pais e encarregados de educação, funcionários, professores!

A todos eles um sentido «muito obrigado» por terem acreditado que se estava, cada dia, a edificar uma José régio com espaços mais dignos, uma escola mais preparada para ultrapassar os desafios que já espreitam e aqueles que hão-de ditar o futuro!

Sem minimizar o papel de cada um dos membros desta comunidade, gostava de, aqui, publicamente, homenagear o total empenho, colaboração e dedicação com que os nossos assistentes operacionais, em outros tempos designados por funcionários, sempre ofereceram, muitas das vezes prejudicando o seu próprio espaço, o da família. É impossível esquecer as noites, os fins-de-semana oferecidos por muitos dos nossos funcionários, sem que existisse qualquer contrapartida, para que no dia seguinte a escola secundária José Régio continuasse, de uma forma natural, sem percalços, a perseguir o seu objectivo. Gostava pois de, publicamente, num momento tão importante como este, agradecer a vossa total entrega. Muito obrigado! É um privilégio trabalhar convosco! É um privilégio que esta escola possa contar convosco na edificação da sua história!

Gostava também de endereçar um agradecimento muito especial ao professor Pedro Martins, responsável pelo trabalho fotográfico elaborado ao longo desta transformação, cujo material se encontra neste momento em exibição neste polivalente e na escultura multimédia que existe no hall de entrada, funcionando assim como uma espécie de exposição. Um agradecimento também aos professores( Francisco Furtado, Joaquim Sousa, e Mário Micaelo) e alunos que contribuíram para que fosse possível testemunhar esses momentos…

Sem me alongar muito mais, será de elementar justiça que aqui manifeste a excelente relação que, desde os primeiros tempos desta aventura, sempre existiu entre a escola e os elementos da empresa Parque escolar, nomeadamente o seu Presidente , Eng. Sintra Nunes. Gostava de testemunhar o sentido de diálogo, abertura, colaboração com que a Parque Escolar sempre norteou as relações com esta escola. Esta condições fora, sem dúvida, absolutamente essenciais para que fossem ultrapassadas algumas dificuldades e inclusivamente algumas situações menos felizes relacionadas com o projecto propriamente dito. Um obrigado muito especial aos Engenheiros Luís Martins, André Lameiras e Nelson Sousa.

Estou convicto que, este momento de inauguração não apagará essa excelente relação e que esta escola poderá continuar a contar com a vossa colaboração.

Agradeço também a total colaboração da autarquia, facto que desde o primeiro minuto esteve evidente, tal como sempre aconteceu em outras situações! À Câmara Municipal de Vila do Conde, na pessoa do seu Presidente, Engenheiro Mário almeida, gostava de em nome de toda a comunidade educativa agradecer o seu sempre ,total empenho pelos assuntos da educação!

A escola secundária José Régio, como instituição fundamental na educação deste concelho, pode garantir, que irá continuar empenhada em contribuir, como já antes tive ocasião de o dizer, na certificação e desenvolvimento das competências desta população!

Para terminar, gostava de salientar, em nome da direcção e da comunidade educativa, a importância de que se reveste uma iniciativa como esta, preocupada em modernizar as escolas secundárias, tornando-as em espaços agradáveis, dignos e capazes de atrair cada vez mais alunos, mais adultos para o projecto que é a aprendizagem ao longo de toda a vida. Em boa hora, o ME pôde abraçar este grande projecto: Um muito obrigado.

Posso garantir que esta escola continuará sempre a ser uma escola presente e a pensar no futuro, sendo decididamente, uma porta para muitas outras portas!

Muito obrigado a todos!