Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
23:00 / 11 - 04 - 2026

Arquivos

Calendário

Abril 2026
S T Q Q S S D
« Mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

“A Hortinha da Régio”

10f149c7-648d-41b7-92f6-c1be035533c2 5f262129-7159-4673-aa7d-4bff35dd00e7 IMG_5880 IMG_5887“A Hortinha da Régio”, onde a Biologia e a Geologia “andam de mãos dadas”

“A Hortinha da Régio” é muito mais do que um simples espaço verde – é um verdadeiro laboratório ao ar livre, onde aprendemos, experimentamos e trabalhamos em conjunto.

Esta atividade nasceu com o objetivo de aliar a Biologia à Geologia e de promover a sustentabilidade e a educação ambiental, incentivando práticas amigas do ambiente.

Na nossa hortinha cultivamos legumes, ervas aromáticas e outros produtos hortícolas, sem pesticidas nem fertilizantes químicos. Aqui, tudo é feito com respeito pela Natureza e pelos seus ritmos e aprendemos que cuidar da terra é essencial para garantir um ambiente mais saudável e sustentável.

Ao longo do ano letivo, alunos e professores participam na preparação do solo, na sementeira, na rega, na monda e finalmente na colheita. Neste processo percebemos como o solo, parte integrante da Geosfera, é fundamental para o crescimento das plantas. O solo forma-se ao longo de muitos anos a partir da alteração das rochas e da acumulação de sedimentos – pequenas partículas minerais transportadas pelo vento e pela água. Misturados com matéria orgânica (restos de plantas e de outros seres vivos), estes sedimentos dão origem a um solo rico em nutrientes, imprescindível para o desenvolvimento das plantas e o seu suporte. Em simultâneo, através da Biologia, estudamos e observamos a biodiversidade da Hortinha e os tipos de reprodução das plantas: a sexuada, através dos seus ciclos de vida, desde a germinação até à produção de novas sementes e da assexuada, através da multiplicação vegetativa, como acontece quando uma planta dá origem a outra a partir de uma estaca, um tubérculo, um bolbo, um estolho, um rebento, ou uma simples folha.

Mais do que aprender ciência, na “Hortinha da Régio” desenvolvemos o sentido de responsabilidade e a consciência ecológica. Aprendemos também a trabalhar em equipa, a respeitar a Natureza e a valorizar os pequenos gestos que ajudam a proteger o planeta.

A Hortinha é, assim, um verdadeiro espaço de aprendizagem ativa, onde percebemos que cuidar da terra é também cuidar do nosso futuro — e que as sementes que plantamos hoje podem ajudar a construir um amanhã mais sustentável. 🌱

As professoras: Manuela Vilarinho e Ilda Costa

Leave a Reply