Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
09:15 / 27 - 04 - 2024

Arquivos

Calendário

Abril 2024
S T Q Q S S D
« Mar    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

A Arte de Consumir

Consumismo é o acto de consumir produtos e/ou serviços, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a nossa saúde ou para o ambiente. Pois bem…hoje em dia, quem não o faz? Ainda que fosse com pouca frequência, quem é que nunca comprou algo impulsivamente e apenas por mero capricho?

Nos tempos que correm, apesar de estarmos em crise, o consumismo parece não parar mas apenas abrandar ligeiramente.

Na sociedade em que vivemos, tudo gira à volta de consumir, consumir e consumir. E porque? Para algumas pessoas, comprar alivia, ajuda a compensar frustrações e serve até para canalizar o stress enquanto que para outras já se torna uma obsessão, uma necessidade de comprar coisas inúteis de forma a preencher um vazio, ainda que seja com um objecto.

A loucura e a febre dos saldos, a mentalidade que comprar quatro ou cinco peças de roupa é poupar apenas porque essas peças estão com desconto, tudo isto, resulta num estado de maior felicidade e pobreza por parte do consumidor, que o leva a consumir ainda mais, pena é que ele não se aperceba do aspecto da pobreza.

Será este consumismo irracional e irresponsável, uma das causas da crise? É provável que sim. Se a nossa sociedade não fosse uma sociedade com uma mentalidade tão consumista, se calhar não estaríamos na posição que hoje estamos. Toda a gente consome, e quem já não tem dinheiro para consumir, é provável que já não o tenha porque no passado consumiu tudo o que tinha.

Quando irá acabar esta fúria por consumir sem necessidade? Na minha opinião? Nunca.

João Pedro Silva Lobo
n.º 13 – 10º CT5

Leave a Reply