Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
08:51 / 28 - 06 - 2017

Arquivos

Calendário

Junho 2017
S T Q Q S S D
« Mai    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

AS REDES SOCIAIS

 “É verdade que o grupo de amigos da escola ou da vizinha, bem como as actuais redes sociais da Internet têm importância na modelagem dos valores dos jovens. A família, contudo, continua a ser essencial e vai permitir (ou não) um ambiente de apoio afectivo que possibilite a síntese das diversas influências recebidas e contribua para que o adolescente seja capaz de pensar por si e estar atento a seu lado”.

Daniel Sampaio, in Pública, 2009

O jovem, no seu percurso de crescimento, é influenciado por todos os que o rodeiam. Por um lado, temos o “mundo exterior”: as redes sociais, os amigos, os vizinhos… Por outro lado, existe a família que é preponderante na construção da identidade, não só na adolescência, mas em todo o processo de crescimento.

O grupo de amigos tem, sem dúvida, uma grande influência nas escolhas de um adolescente, pois estas garantem a integração no grupo. No entanto, a Internet também conquista um grande espaço na vida dos jovens, introduzindo novas formas de relacionamento. É o caso do Facebook, uma página pessoal que podemos partilhar na Internet, em que as pessoas são “avaliadas” pelos seus amigos, gostos e interesses.

No entanto, o factor mais importante na construção das referências e valores dos jovens é a família. O papel da família é possibilitar todos os meios necessários para que o adolescente cresça de uma maneira saudável e harmoniosa, mas também é agir como um modelo a seguir pelo mesmo. Por exemplo, existe uma grande probabilidade que numa família em que o pai os a mãe, ou mesmo ambos, tenham um certo problema, os filhos venham a ter esse mesmo problema futuramente, pois não conhecem outra realidade. Tal como se os meus pais gostarem de música, o mais provável é eu também gostar, visto que cresci a ouvi-la. (É claro que existem sempre exceções).

Concluindo, a modelagem do carácter de um jovem passa por um processo de grandes influências, tanto por parte dos amigos com que este mais se identifica, como por parte do mundo adulto (os pais, professores…). Mas, na verdade, o jovem é, ele próprio, fator determinante nas suas opções e na escolha dos valores que o norteiam.