Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
06:34 / 18 - 03 - 2025

Arquivos

Calendário

Março 2025
S T Q Q S S D
« Fev    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Clube de Leitura 2012/2013

Desde 2010, que funciona na Biblioteca da nossa escola  um CLUBE DE LEITURA , que surgiu como uma experiência piloto proposta pelo Plano Nacional de Leitura, que consistia na organização de um clube com alunos do secundário que, voluntariamente, se inscrevessem para ler e trocar impressões sobre os livros lidos por todos os membros , em reuniões mensais, para além de outras atividades.

Desde esse ano  que o CLUBE de LEITURA se mantém em funcionamento com  cerca de vinte alunos (número máximo sugerido pelo PNL) com um balanço francamente positivo, visível na forma interessada e motivada como os alunos inscritos participam nas reuniões e pelas experiencias de leitura partilhadas entre todos .

Neste ano letivo (2012/2013), os livros propostos foram os seguintes:

Amor de Perdição (obrigatório para todos) e Ensaio sobre a cegueira, O teu rosto será o último e Prisioneiro do céu  (um à escolha).

Paralelamente às reuniões mensais, realizam-se atividades variadas, como encontros com escritores, visitas de estudo, conferências, participação em sessões das Correntes de Escritas, etc… Por exemplo, no ano passado, na sequência a leitura do livro O rei do volfrâmio, do escritor Manuel Miranda, tivemos um encontro  com  o escritor e uma visita às antigas minas de volfrâmio em Arouca. Já este ano letivo, para além da reunião de debate sobre o romance Amor de Perdição, tivemos uma conferência subordinada ao tema “O Amor na Literatura”, pela professora Drª Lurdes Sampaio da Faculdade de Letras e está aberto um concurso de Cartas de Amor, inspirado no referido romance, estando ainda prevista uma deslocação à Casa de Camilo.

Estas atividades são um complemento da leitura e funcionam como uma forma de enriquecimento pessoal , mostrando o quanto a leitura pode e deve ser considerada como um forte contributo para formação integral   do indivíduo.