Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
06:18 / 20 - 04 - 2026

Arquivos

Calendário

Abril 2026
S T Q Q S S D
« Mar    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Rendas de Bilros e a Matemática

Depois de ter verificado o interesse do diretor da nossa  escola em perceber a lógica das rendas de bilros, a professora Teresa Pimenta lançou aos professores de Matemática o desafio de associar o estudo da geometria à aprendizagem deste tipo de rendas.

Os professores António Almeida e Laura Guerra responderam ao desafio, iniciando a aprendizagem com um pequeno contributo no trabalho que está a ser feito para uma exposição na junta de freguesia de Vila do Conde. Comprovaram que a aprendizagem da técnica dos bilros é, de facto, mais fácil quando associada ao raciocínio matemático, constituindo igualmente um óptimo exercício de relaxamento e distracção das “duras” realidades e da rotina do trabalho, especialmente quando se está a dirigir uma escola.

O próximo desafio, utilizando igualmente linguagem matemática, é comprovar a necessidade de colocar o alfinete de tal modo que os  bilros tenham  de fazer um ângulo de 90º.

 

 

Leave a Reply