23:43 / 04 - 04 - 2020

Abril 2020
« Fev

Sermão na srª da Guia

«(…)Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes. Oh maravilhas do Altíssimo! Oh poderes do que criou o mar e a terra! Começam a ferver as ondas, começam a concorrer os peixes, os grandes, os maiores, os pequenos, e postos todos por sua ordem com as cabeças de fora da água, António pregava e eles ouviam. (…)Isto suposto, quero hoje, à imitação de Santo António, voltar-me da terra ao mar, e já que os homens se não aproveitam, pregar aos peixes. O mar está tão perto que bem me ouvirão. Os demais podem deixar o sermão, pois não é para eles. Maria, quer dizer, Domina maris: «Senhora do mar»; e posto que o assunto seja tão desusado, espero que me não falte com a costumada graça. Ave Maria.»

Estes são alguns excertos da introdução do Sermão de St. António aos Peixes do grande pregador do sec. XVII, Padre António Vieira, que foram proferidos pelo ator Marcelo Lafontana, no local ideal para o efeito: a capela da Srª da Guia, ali mesmo junto ao mar, perante uma audiência constituda pelos alunos das turmas  do 11º da professora  Anabela Romano. Tratou-se de uma sessão particularmente bem conseguida pela localização privilegiada da capela que tem tudo a ver com o conteúdo deste sermão e que, sem dúvida, constitui uma peça de oratória digna de ser ouvida nos nossos dias.