Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde
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Tomada de posse do Diretor

20170724_182920 20170724_183927No dia 24 de julho , decorreu a cerimónia de tomada de posse do diretor da nossa escola, Dr. António Almeida, reconduzido no cargo, depois de cumpridas as formalidades legais. Assim, na presença da presidente do Conselho Geral, Drª Rosário Gonçalves, da presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Drª Elisa Ferraz,  outras autoridades civis e militares , presidentes de escolas e agrupamentos do concelho e representantes da comunidade educativa, foi assinado o respetivo ato de posse. Do discurso de tomada de posse destacamos o seguinte excerto:

«(…)Permitam-me, ainda que de uma forma rápida e, portanto, não maçadora, possa enunciar algumas das medidas preconizadas no projeto de intervenção do diretor. São medidas que, apoiadas emocional e racionalmente na energia de todos os que, dia a dia, tornam a ESJR numa escola de e para TODOS, pretendem consolidar uma escola assumidamente inclusiva, capaz de ir de encontro às necessidades e expectativas das populações do concelho e concelhos vizinhos, atenta aos desafios do futuro, apostando, sempre, na implementação de projetos que promovam a melhoria dos resultados escolares, a redução do abandono escolar, o respeito pela diferença e diversidade e a motivação de todos os seus atores educativos, enquanto “peças” absolutamente  essenciais para que a nossa Régio continue a ter um papel preponderante na educação dos jovens e adultos.

São medidas que, também, alicerçadas numa filosofia de uma escola ecológica e segura, pretendem envolver todos os atores da comunidade educativa na apropriação das cousas da sua/nossa Escola, promovendo a marca ESJR sustentada numa verdadeira e consistente cultura de excelência. No Projeto de Intervenção são, assim, definidos 5 eixos estratégicos de ação: PROMOVER O SUCESSO ESCOLAR Incentivando o desenvolvimento de metodologias e estratégias inovadoras, caracterizadas pelo rigor, competência e transparência (como, por exemplo, o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar). Estimulando o trabalho colaborativo. Potenciando a partilha e divulgação de boas práticas. Contribuindo para a formação integral dos jovens enquanto cidadãos ativos, tolerantes, cívicos e críticos.  SISTEMATIZAR UMA AÇÃO ALICERÇADA NUMA CULTURA DE AUTOAVALIAÇÃO QUE APONTE PARA UMA ESCOLA DE EXCELÊNCIA Consolidando uma cultura de permanente autoavaliação, sentida como pertença de todos, enquanto atores críticos e verdadeiros exploradores de soluções que tornem a ESJR na sua/nossa escola de referência e de excelência. Continuando a implementação da CAF, enquanto modelo de autoavaliação assumido pela escola e apostando no reconhecimento externo, como, por exemplo, a certificação EFQM.  FOMENTAR UMA ESCOLA DE E PARA TODOS, INOVADORA, INCLUSIVA, SENSÍVEL AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS Salientando a importância de uma ESJR sempre atenta, no presente, aos sinais do futuro, assumidamente inovadora, capaz de minimizar possíveis desfasamentos entre os mundos do ensino e da realidade. PROMOVER UMA CULTURA DE OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS, DE REDUÇÃO DE GASTOS FACE A UMA MAIS E MAIOR EFICÁCIA E EFICIÊNCIA Desenvolvendo uma cultura que, garantindo qualidade, eficiência, eficácia, rigor e uma constante preocupação com os sentimentos e expectativas de cada ator, possa conduzir a uma redução de gastos e, consequentemente, a uma redução de custos. FOMENTAR UM MAIOR ENVOLVIMENTO DA ESJR COM A COMUNIDADE EDUCATIVA Desenvolvendo procedimentos que contribuam para uma maior e profunda aproximação da ESJR aos membros da sua comunidade e meio envolvente, construindo e projetando a força da sua imagem de marca: a do ensino de qualidade e de excelência. (…)»

António Manuel Costa Almeida

 

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