23:25 / 08 - 12 - 2019

Dezembro 2019
« Nov

Desportistas da nossa escola no Palácio de Belém

62 7 131A Escola Secundária José Régio foi convidada a participar na iniciativa “Desportistas no Palácio de Belém”, promovida pelo Sr Presidente da República.

Com o objetivo de incentivar e motivar os jovens desportistas, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu no Palácio de Belém uma comitiva da nossa escola, constituída por 40 alunos das turmas:  8° A e D; 9° A e C; 10°e 11° LH3; 10° CT2 e 3 professores: Carla Pinho, José Marques e Nuno Gonçalves.  As áreas do Desporto Escolar envolvidas foram as do Grupo-equipa de Basquetebol , Surf e Multiatividades

O desportista convidado foi Frederico Morais “KIKAS” surfista profissional que vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos, que falou com os alunos sobre a forma como conseguiu atingir a alta competição, os “bons” sacrifícios que teve de passar, a forma como organizava os estudos e como treinava.

De manhã, o grupo foi visitar o centro de alto rendimento do Jamor onde os atletas de alta competição fazem testes físicos, treinam e são acompanhados nas grandes competições, como os Jogos Olímpicos e Campeonatos do Mundo e, de tarde, deslocou-se para o Palácio de Belém.

Aqui é de realçar a cuidada e fantástica receção que a nossa escola teve. Foram recebidos pela Dr.ª Daniela que simpaticamente  guiou o grupo no Museu da Presidência, fazendo um breve resumo histórico da implantação da República. Tiveram a oportunidade de conhecer a história dos Presidentes da República, assim como as ofertas dos países que nos visitaram. De seguida, foram convidados a conhecer o Palácio e, aí, foi a Professora e Escritora Isabel Alçada que os recebeu. Depois de uma breve conversa com os professores sobre a nossa escola, e de se dirigir aos alunos com algumas perguntas sobre as modalidades que praticavam, fez o enquadramento desta iniciativa e dos seus objetivos.

Seguiu-se o encontro com Kikas que foi um sucesso junto dos presentes. O Presidente da República sentou-se junto dos alunos e, com a simpatia que lhe é reconhecida, interveio e conviveu com os presentes de uma forma descontraída. Na parte final convidou o grupo para um pequeno lanche na varanda, com as fotos para recordação.

Naturalmente que todo o grupo de alunos desportistas, que participaram nesta iniciativa, estavam bastante felizes, tendo sido altamente motivador, vendo reconhecido o trabalho que tem sido realizado nos últimos anos.