Jornal da Escola Secundária José Régio – Vila do Conde

S T Q Q S S D
« Mar

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

cartazA Biblioteca da Escola Secundária José Régio promoveu, mais uma vez, um conjunto de iniciativas destinadas a lembrar o dia 27 de janeiro, instituído pela ONU como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O principal lema desta efeméride é a preservação da memória e a divulgação dos acontecimentos relacionados com a perseguição aos judeus e todas as atrocidades cometidas no decorrer da 2ª guerra mundial. Setenta e cinco anos depois da libertação do campo de Auschwitz é preciso que estas revelações nos continuem a chocar! É necessário continuar a educar no respeito pelos direitos humanos, para não deixar esquecer os valores humanistas da nossa cultura europeia.

Assim, foram organizadas várias atividades destinadas aos alunos de vários graus de ensino, nomeadamente, uma instalação artística sobre o tema, palestras e uma exposição alusiva a Aristides Sousa Mendes, gentilmente cedida pela Biblioteca Municipal.

Uma das palestras foi conduzida pelo professor Jorge Brandão, que falou sobre “Eugenismo, eutanásia e experiências médicas na Alemanha Nazi” e a outra foi conduzida pelos professores da nossa escola, Rosa Sampaio e Carlos Amorim, sobre o “terrível gás” do extermínio nazi e uma resenha histórica desses terríveis acontecimentos. Além disso foi ainda organizada uma exposição com origem num trabalho de projeto do 9º ano, sobre as Leis de Nuremberga e uma iniciativa intitulada “E se fosse consigo?”

Todas estas atividades tiveram como principal objetivo a educação para a cidadania e para a defesa dos Direitos humanos porque, tal como escreveu Timothy Snyder, “compreender o Holocausto é a nossa oportunidade (…) de preservar a Humanidade”.